Uniesp promove a 2ª edição do Viva a Cultura Indígena
Uniesp promove a 2ª edição do Viva a Cultura Indígena
Foto: Divulgação/Uniesp

O Uniesp Centro Universitário realizará, no dia 24 de novembro, a segunda edição do Viva a Cultura Indígena, iniciativa desenvolvida em parceria com comunidades indígenas locais e órgãos de apoio aos povos originários, como a FUNAI. A ação tem como objetivo fortalecer a valorização da cultura indígena e promover o diálogo entre os saberes tradicionais e os conhecimentos acadêmicos, ampliando a conscientização sobre a importância da preservação cultural.

Com o tema “Protagonismo e Talento da Juventude Tabajara”, o evento receberá estudantes e egressos do povo Tabajara da Aldeia Vitória, localizada no município do Conde. Durante uma roda de conversa, eles compartilharão experiências sobre economia criativa, empoderamento e os desafios e conquistas no acesso ao ensino superior. A proposta é estimular a reflexão da comunidade acadêmica e da sociedade sobre o papel da juventude indígena na construção de um futuro mais inclusivo, diverso e sustentável.

Para Natália Lima Tabajara, nutricionista formada pelo UNIESP e líder do Coletivo de Mulheres Tabajara, o encontro simboliza um espaço conquistado pela própria comunidade. “O espaço alcançado por meio da parceria entre o UNIESP e o povo Tabajara é um espaço de protagonismo para a nossa juventude. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa trajetória e de testemunhar o fortalecimento dos jovens no acesso ao ensino superior, assim como a resistência do povo Tabajara na Paraíba”, celebra.

O compromisso do UNIESP com a formação e a valorização da juventude Tabajara teve início em 2019, quando cinco jovens da Aldeia Vitória foram contemplados com bolsas integrais para cursos de graduação. Ao concluírem formações em Nutrição, Estética e Cosmética, Enfermagem, Educação Física, Psicologia e Administração, tornaram-se os primeiros de sua aldeia a conquistar o diploma de nível superior. Em 2025, durante visita à comunidade, a instituição ampliou o incentivo, concedendo bolsas integrais também para cursos de pós-graduação.

Durante essa visita, o Cacique Ednaldo Tabajara destacou a importância dessa parceria para a transformação social da aldeia. “O que o UNIESP tem feito pelo povo Tabajara é algo nunca visto antes. É manter viva a chama da esperança, mostrando que é possível crescer e se desenvolver por meio da educação, trazendo empoderamento e resistência. Para este momento, convidamos toda a juventude da aldeia, para que vejam onde nosso povo já chegou e se inspirem a seguir pelo caminho do conhecimento. Expresso profunda gratidão ao UNIESP pelo apoio e compromisso com a Aldeia Vitória”, afirmou.

PARAÍBA JÁ