O vereador Frank Alves apresentou na quarta-feira (19), um projeto de lei na Câmara Municipal de Campina Grande, que busca garantir a prioridade no atendimento e no agendamento de consultas, exames e cirurgias para crianças com cardiopatia congênita no sistema público e privado de saúde do município.
A proposta, que tem grande relevância na área da saúde, também assegura que mães gestantes com suspeita da condição em seus bebês recebam prioridade nos atendimentos médicos, da fase de diagnóstico até o tratamento. A ideia é evitar atrasos que possam comprometer a saúde e a vida das crianças.
Dados oficiais do Ministério da Saúde (MS), cerca de 40% dos bebês cardiopatas precisam de cirurgia ainda no primeiro ano de vida.
Outro ponto importante do projeto é a garantia de prioridade na disponibilização de transporte, por parte da PMCG, para tratamento em outras localidades, já que em muitos casos essas cirurgias são realizadas em outras cidades e Estados.
De acordo com Frank Alves, a iniciativa não compromete a estrutura do sistema de saúde pública e privada, mas busca fortalecer uma política de proteção às crianças e suas famílias, garantindo um atendimento mais ágil, eficiente e humanizado.
O projeto agora segue para apreciação na Câmara Municipal, e caso seja aprovado, irá para sanção do Prefeito Bruno Cunha Lima. Com isso, Campina Grande pode se tornar referência na atenção às crianças cardiopatas, dando um passo importante na defesa da saúde infantil.
Da Redação com Ascom