O vice-líder do governo na Câmara, Reginaldo Lopes (PT), destacou a importância da indicação de Gleisi Hoffmann para a Secretaria das Relações Institucionais, cargo que tem como principal atribuição lidar com os interesses do governo no Congresso Nacional. Segundo o parlamentar, em entrevista ao Canal Livre, a nova ministra é a autoridade que faltava para conter o isolamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Ela também tem essa autoridade para dialogar com o presidente Lula. A minha impressão é de que o presidente Lula estava muito isolado e faltava uma autoridade política parta dizer para ele os reclames das ruas”, pontuou Lopes.
“Apesar da firmeza dela, o que o parlamento busca é uma liderança capaz de cumprir os acordos e, ao mesmo tempo, tenha liderança para dialogar com os ministros. Um governo que tem 40 ministros precisa de alguém com muita autoridade para colocar o governo em pleno funcionamento. Então, tenho muita esperança que, a partir dessa autoridade da Gleisi Hoffmann, ela coloque o governo para rodar seus programas, políticas públicas”, continuou o deputado.